Solenidade da Epifania do Senhor

A Solenidade da Epifania do Senhor é uma das mais importantes do Ano Litúrgico. Popularmente é chamada no Brasil de “Festa de Reis”. Sua data correta é o dia 6, mas aqui no Brasil, por não ser dia santo, celebra-se no Domingo entre o 2 e 8 de janeiro.


 A palavra “epifania” significa “manifestação”. O Cristo que se manifestou aos pastores judeus na Noite Santa de Belém, manifesta-se hoje aos pagãos, representados pelos Magos.

O Senhor veio não só para os judeus, que já estavam próximos de Deus, mas também para os pagãos, que estavam longe, sem Deus e sem a luz da verdade neste mundo. Leia Ef 2,8-22 e Ef 1,3-14. Observe o “nós” (os cristãos que eram judeus) e “vós” (os cristãos que eram pagãos e se converteram ao Deus verdadeiro graças ao Evangelho de Cristo). Em Jesus, como pedra de amarração (pedra angular), os dois braços do arco (judeus e pagãos) se encontram e recebem a salvação (cf. Ef 2,19-22; Rm 10,11-12), pois que o Senhor Jesus é o único Salvador de todos, sejam os vindos do judaísmo sejam os vindos do paganismo.


Por todos estes motivos, os cristãos de origem pagã – é o nosso caso, pois não somos de raça judaica – sempre viram nesta Festa o início de sua vocação: Cristo nos atraiu com a luz da sua estrela; ele se revelou a nós como Luz, “luz para iluminar as nações”! É o que diz a oração inicial da Missa: “Ó Deus, que hoje revelastes o vosso Filho às nações, guiando-as pela estrela, concedei aos vossos servos que já vos conhecem pela fé, contemplar-vos um dia face a face no céu!”

Nenhum comentário: