Novena de São Miguel Arcanjo

Hoje tem início a novena em honra a S. Miguel Arcanjo, aqueles que não puderem participar da Santa Missa nestes dias recomenda-se ao menos rezar a oração de S. Miguel:


São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate,
cobri-nos com o vosso escudo contra os embustes
e ciladas do demônio. Subjugue-o Deus,
instantemente o pedimos. E vós, príncipe da milícia
celeste, pelo divino poder, precipitai no inferno a
Satanás e a todos os espíritos malignos que
andam pelo mundo para perder as almas.
R: Amém

O verdadeiro rosto de Deus

Dos Sermões de São Bernardo (1091-1153), abade cisterciense e doutor da Igreja>

O apóstolo Paulo diz: «Alguns de vós mostram que não conhecem a Deus» (1Cor 15,34). Por mim, digo que partilham dessa ignorância todos os que não se querem converter a Deus, visto que recusam converter-se simplesmente porque O imaginam solene e severo, a este Deus que é todo doçura; fazem-No duro e implacável, quando Ele é só misericórdia; crêem violento e terrível Aquele que deseja apenas a nossa adoração. Assim, o ímpio a si mesmo se engana fabricando um ídolo em vez de conhecer a Deus tal como Ele é.

Que temem essas pessoas de pouca fé? Que Deus não lhes queira perdoar os pecados? Pois se Ele os cravou na cruz, nas Suas próprias mãos. Então porque receiam? Por serem fracos e vulneráveis? Ele sabe bem de que barro nos fez! Então de que têm medo? De estar demasiados habituados ao mal para conseguirem quebrar as cadeias do vício? O Senhor liberta os prisioneiros [Sl 146(145),7]. Receiam então que Deus, irritado devido à infinidade dos seus erros, hesite em lhes estender a mão para os socorrer? No entanto, onde aumentou o pecado superabundou a graça (Rm 5,20). Ou será ainda a inquietação quanto ao que vestir, ao que comer e às outras necessidades da sua vida que os impede de se despojarem dos seus bens? Deus sabe que temos necessidade de tudo isso (Mt 6,32). Que mais querem? Que mais lhes serve de obstáculo à salvação? O fato de não conhecerem a Deus e de não acreditarem no que lhes dizemos. Então, que se fiem na experiência de outros.

COMUNICADO DE FALECIMENTO

A Diocese de São José dos Campos, com pesar, comunica o falecimento da senhora MARIA AUGUSTA SILVA, mãe do Exmo. e Revmo. Sr. Bispo Diocesano Dom Moacir Silva.

Velório:

Residência da Família

Estrada Nelson Tavares da Silva, 110 – Bairrinho

São José dos Campos

Missa de Corpo Presente – 9 de setembro de 2009, 7h00:

Igreja Coração Eucarístico de Jesus

Praça 1º. de maio, 241 – Novo Horizonte

São José dos Campos


Sepultamento – Após a Missa de Corpo de Presente:

Cemitério Distrital de Eugênio de Melo

Rua Benedita Santos Leite, 380 – Eugênio de Melo

São José dos Campos.



Sem mais, renovando a certeza na Ressurreição de Cristo, confiamos nossas preces a intercessão de Nossa Senhora e São José em favor da alma da senhora Maria Augusta Silva, bem como, do conforto de nosso Bispo Dom Moacir Silva e seus familiares.



São José dos Campos, 8 de setembro de 2009.


Pe. José Roberto Fortes Palau

Vigário Geral da Diocese de São José dos Campos

Na tua palavra, lançarei as redes!

Dos Sermões de Santo António de Pádua (1195-1231), sacerdote franciscano, doutor da Igreja:

«Porque Tu o dizes, lançarei as redes». É por indicação da graça celeste, por inspiração sobrenatural, que se deve lançar a rede da pregação. Senão é em vão que o pregador lança as linhas das suas palavras.

A fé dos povos obtém-se, não através de discursos sabiamente compostos, mas pela graça da vocação divina. Ó frutuosa humildade! Quando aqueles que até aí não tinham pescado nada confiam na palavra de Cristo, apanham uma multidão de peixes.

«Porque Tu o dizes, lançarei as redes». Cada vez que por mim próprio as lancei, quis guardar o que me pertencia. Fui eu que pesquei e não Tu, foram as minhas palavras e não as Tuas. Por isso não pesquei nada. Ou, se pesquei qualquer coisa, não foi peixe, mas rãs, prontas a espalhar lisonjas sobre mim.

«Porque Tu o dizes, lançarei as redes». Lançar a linha por ordem de Jesus é atribuir-Lhe tudo e não guardar nada para si mesmo: é viver em conformidade com o que se pesca. Nessa altura, apanhamos uma grande quantidade de peixes.